O FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS na sua primeira edição, tem o objetivo de contribuir para a promoção artística, fomentar o turismo local, propor ações culturais através de palestras e de- bates, encontros com profissionais do setor, incentivar reflexões sobre os diferentes gêneros e formatos e discutir estratégias para a distribuição dos filmes do festival.
Buscando ainda aprimorar o intercâmbio para a produção audiovi- sual entre as cidades brasileiras, queremos contribuir para a forma- ção de plateia para o cinema nacional. A programação apresentará uma diversidade de temas. Esse é o grande propósito do festival: respeitar e incentivar a legitimidade de cada obra, garantindo um espaço para que a livre expressão de um idealizador tenha a oportunidade de chegar ao público.
Vassouras, cidade fascinante com seu casario histórico preservado, loca- lizada na região do Vale do Café, no estado do Rio de Janeiro, é hoje um centro de cultura, história, arquitetura, palco e conhecimento. Com fa- zendas abertas à visitação, museus, centros de arte, igrejas, ensino de música, e manifestações culturais de raiz valorizadas, Vassouras oferece ainda mais em sua efervescência, uma academia de letras, um observa- tório magnético e uma universidade: a Universidade de Vassouras. Tudo em um cenário pacífico e bucólico.
Detentora de um riquíssimo legado histórico cultural, é a cidade da aceitação das diferenças. “Princesinha do Café” como era chamada, é berço de ao menos seis ministros, e era frequentada por Villa Lobos, Luiz Gonzaga, Getúlio Vargas, Cazuza, entre muitos. Usada por tropei- ros como rota entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, foi uma das cidades responsáveis por sustentar o Brasil Império. Ao mesmo tempo, seu nome guarda a singeleza do campo e o amor à natureza. Vassou- ras, é o nome de uma planta: um arbusto que foi muito abundante na região, conhecido como “tupeiçaba” ou “guaxima”, popularmente chamado de vassourinha.
Em um Vale que é considerado berço embrionário da diversidade cultural, Vassouras tem se consolidado como importante destino turístico, e grande parte dessa história permanece viva nas diversi- dade dos grupos e manifestações da cultura popular do Vale do Café: rezadeiras, bandas sinfônicas, jongueiros, grupos de capoeira e calangueiros dividem espaço com a Folia de Reis e grupos de Ca- ninha Verde, enchendo seu cotidiano de história e tradição, diversidade e música.
Um Filme convidado abre a primeira noite de exibições do Festival.
COMPETIÇÃO DE FILMES DE CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO BRASILEIROS.
Na programação do Festival, para deixar o horário de almoço ainda mais gos- toso, serão exibidos ao todo 6 filmes no formato de curta-metragem (de até 15 minutos), de segunda-feira a sábado às 12:00.
Serão cinco dias, de segunda-feira a sexta-feira, no período da manhã, às 8:30, uma programação exclusiva para estudantes e professores da rede pública local, que terão a oportunidade de viver uma inesquecível experiência. Além de assistir filmes nacionais de animação, depois de cada sessão, vão poder conversar com seus idealizadores. O cineasta de cada filme participa de um bate-papo com o público.
No sábado, uma sessão logo pela manhã, aberta para o público em geral. Totalizando seis filmes convidados no formato de animações brasileiras.
COMPETIÇÃO DE FILMES DE CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO REGIONAL.
Na programação do Festival, também para deixar o horário de almoço ainda mais gostoso, serão exibidos ao todo 6 filmes no formato de curta-metragem de até 15 minutos, de segunda-feira a sábado às 12:00.
Levando em conta a qualidade artística para seleção e exibição dos filmes no FESTIVAL DE CINEMA DE VASSOURAS, não poderia faltar um espaço reservado para os documentários, formato que alcançou o reconhecimento público através do cinema do real, a possibilidade de um mergulho em informações sobre o mundo de maneira aprofundada. 6 filmes de longa metragem documentário compõem a SESSÃO DOC do Festival, exibidos diariamente durante toda programação, às 16:00.
COMPETIÇÃO DE FILMES DE LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO BRASILEIROS. O Festival de Cinema de Vassouras, tem como principal meta somar esforços para que o Audiovisual Brasileiro se torne cada vez mais acessível e “aguça- dor” para todos. Nesta primeira edição, o objetivo é que o Festival possa se comunicar com o máximo de pessoas. Serão exibidos ao todo 6 filmes no formato de longa-metragem brasileiros, e cada filme terá duas sessões dentro da programação diária, às 20:00 e às 22:00.
Os prêmios e troféus dos filmes de Longa-metragem e Curta-metragem brasileiros, serão entregues no dia seguinte ao de realização da última sessão dos filmes concorrentes. Uma noite de confraternização especial.
Um artista renomado será o apresentador e comandará a entrega dos troféus e prêmios aos filmes e categorias escolhidas pelo público.