Júri Técnico

Edição 2024

● Prêmio da Crítica

Critico de cinema desde 2004, membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Mestre em teoria de cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III.

Tem passagem por veículos como AdoroCinema, Papo de Cinema, Le Monde Diplomatique Brasil e Rua – Revista Universitária do Audiovisual.

É professor de cursos audiovisuais e autor de artigos sobre o cinema.


Jornalista e escritora paulistana. Trabalhou nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e na revista Veja S. Paulo. Criadora e editora do site Cineweb, um dos pioneiros da internet, em 2000.

Membro e fundadora da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do coletivo Elviras de Mulheres Críticas de Cinema. Integrante do comitê de seleção do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade desde 2006.


Jornalista e crítico de cinema há 17 anos, já tendo ocupado o cargo em veículos importantes, como Vertentes do Cinema, Cineplayers e Jornal do Brasil; atualmente, exercendo as funções no Cenas de Cinema e no Rota Cult.

Membro da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), percorre o país cobrindo grande parte de seus festivais, tais como Mostra Tiradentes, Olhar de Cinema, Cine PE, Mostra SP, Festival do Rio, Cine BH, É Tudo Verdade, Kinoforum e tantos outros.

Já participou de publicações impressas para a ABRACCINE, como ‘Cinema Fantástico Brasileiro: 100 Filmes Essenciais’ e de catálogos de grandes nomes, como Tim Burton e Stephen King, entre outros.

Pesquisador do cinema brasileiro e da Nova Hollywood enquanto movimento, atua como professor de cursos relacionados à História do Cinema, além de ter passagens como curador de festivais.

Também começa a trabalhar como roteirista, do qual seu primeiro longa-metragem encontra-se em processo de montagem.


● Longa-metragem

Djin Sganzerla é diretora, atriz, roteirista e produtora de cinema. É filha dos cineastas Rogério Sganzerla e Helena Ignez, ícones do cinema brasileiro. Roteirizou, dirigiu e atuou em “Eclipse” (2024), seu segundo longa-metragem, filmado em São Paulo, interior da capital e Pantanal. Roteirizou, dirigiu e atuou em “Mulher Oceano” (2020), seu primeiro longa-metragem como diretora, filmado no Japão e no Rio de Janeiro.

O filme foi vencedor de quinze prêmios nacionais e internacionais, incluindo três de Melhor Filme e três de Melhor Direção. Mulher Oceano estreou nos EUA, foi exibido no Porto Femme International Film Festival, Portugal, onde recebeu o Prêmio de Melhor Filme; no 35° Festival de Cinema de Trieste, Itália; 24o Festival de Málaga, Espanha; 29° San Diego Latino Film Festival, Califórnia; New York Women Film Festival (Prêmio de Melhor Direção de Fotografia); 44a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 28° Festival de Cinema de Vitória (Prêmio de Melhor Direção para Djin Sganzerla); 24o Cine PE (Vencedor de 4 prêmios incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz para Djin Sganzerla).

Djin Sganzerla foi indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021 na categoria Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem. Também indicada ao principal prêmio de roteiro do país, Prêmio da Associação Brasileira de Autores Roteiristas – ABRA, pelo seu roteiro no filme “Mulher Oceano”.


Waldemar Dalenogare Neto é Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possui estágio de pós-doutorado pela Boston University. Como acadêmico e professor universitário, mantém pesquisa voltada para o Cinema Político e História da América Latina.

Também atua como crítico de cinema vinculado à Abraccine e foi o primeiro sul-americano a integrar a Critics Choice Association – organizadora do Critics Choice Awards. Mantém o canal Dalenogare Críticas no YouTube – com mais de 258 mil inscritos com publicações diárias sobre a sétima arte e cobertura de festivais de cinema e premiações.


Completando 18 anos de carreira em 2024, Patrícia Maria Chamon acumula vasta experiência na Produção e Produção Executiva de audiovisual. Longas, séries e telefilmes; ficção, animação e documentário; por todos já transitou.

Destacam-se entre os seus trabalhos mais recentes estreados nos cinemas, os longas: Turma da Mônica Jovem, Uma Fada Veio Me Visitar, Apaixonada, O Porteiro e Desapega!.


Formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Seus curtas-metragens participaram de mais de 150 festivais nacionais e internacionais, conquistando 76 prêmios. Coproduziu a série de TV “Lana & Carol” (Canal Futura) e o longa-metragem documentário “Do Outro Lado do Atlântico”, que teve estreia no 37o Festival de Cinema de Havana (Cuba).


Em 2019, “Pacarrete”, seu primeiro longa como diretor, fez estreia mundial no 22o Festival Internacional de Cinema de Xangai, indicado ao Golden Goblet Awards. No Brasil, “Pacarrete” foi o grande vencedor do 47o Festival de Cinema de Gramado, conquistando 8 Kikitos, incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Juri Popular, Melhor Roteiro e Melhor Direção.

Foi o grande vencedor do 47o Festival Sesc Melhores Filmes, do 20o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e eleito Filme do Ano pelas Associações de Críticos do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte e do Rio de Janeiro.

Entre outros prêmios importantes, recebeu o de Melhor Diretor do 24th International Film Festival of Kerala (Índia). Em 2021, produziu o longa documentário “Transversais”, de Émerson Maranhão, atualmente no catálogo da Netflix. Foi roteirista e diretor de episódios da série inédita “Uma Garota Comum”, da Disney Plus. Em 2023, dirigiu “O Melhor Amigo”, uma coprodução com Telecine, ainda inédito. Em 2024, se prepara para filmar “Feito Pipa”, em coprodução com a Biônica.

Deberton é membro da Associação Brasileira de Autores Roteiristas, da Associação de Produtores Independentes, da Academia Brasileira de Cinema e da Film Independent (EUA).



Mabel Cezar é Dubladora, Diretora de Voz, de Dublagem e Palestrante. Ela também é a única locutora da Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela é a voz brasileira de Minnie da Disney, Jessie de Toy Story, Princesa Leia de Star Wars, Jay de Eu, a patroa e as crianças. E ela tem sua voz como protagonista de mais de 10 mil títulos dublados.

Empreendedora e fundadora da Sociedade Brasileira de Dublagem, a maior escola de Dublagem e Tradução para Dublagem do Brasil. Em 2023 recebeu o prêmio Voice Arts APEX no SOVAS Arts Awards, em Hollywood, pela sua carreira e contribuição ao mercado de voz no Brasil. Ela é consultora e mentora de comunicação pessoal e empresarial.


● Curta-metragem

É atriz, roteirista e diretora. A estreia no cinema foi no elenco do filme “O Céu de Suely”(2006)de Karim Ainoüz. Na TV, esteve no elenco da novela “Um lugar ao Sol”(TV Globo, 2022)e poderá ser vista em “Guerreiros do Sol”(Globoplay/2025).

Escreveu e dirigiu os curtas “Pão com Mortadela”(SP,2009)Prêmio SESI-FIESP de Melhor Curta Paulistano e “Hospital de Brinquedos”(CE,2022)Prêmio de Melhor Interpretação para o Elenco no 29 Festival de Vitória. Está em desenvolvimento do primeiro Longa como diretora e roteirista “Hamster” Prêmio de Incentivo à Roteiristas Mulheres do Cabíria 2017.


Natural de Volta Redonda, radicado no Rio de Janeiro e formado em cinema. É fundador da produtora carioca BARAÚNA. Roteirizou e Dirigiu 6 curtas. “Lágrimas de Ogum” (Ficção, 35mm, 2009) protagonizado por Antônio Pitanga, “Eu Nunca Deveria Ter Voltado” (Ficção , 35mm, 2012 ) melhor direção no 45o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, “Ao final da conversa, eles se despedem com um abraço” (Ficção 2018) – 40o Festival de Havana e vencedor de 20 prêmios. “ÚLTIMO DOMINGO” (ficção 2022 – Aldir Blanc)

– 35 prêmios, entre eles: 3 kikitos no 50° Festival de Gramado, Melhor Roteiro 32° Cine Ceará , Melhor Filme do Público 32° Curta Cinema 2022, e mais de 70 seleções como 64° FICCI Festival de Cartagena de Índias , 32° Biarritz Amérique Latine, 44th Durtan International Film Festival, Festival do Rio entre outros. Diretor Assistente no longa “A Morte Habita A Noite” selecionado para o IFFR International Film Festival Rotterdam.

Assistente de direção em dezenas de longas e programas de Tv como “Tropa de Elite II”, “Big Jato” “Que História é Essa Porchat?”. Atualmente está desenvolvendo seu primeiro longa metragem “O RIO DIANTE DA CURVA” vencedor dos editais RIOFILME 2023 e SECEC-RJ através da Lei Paulo Gustavo.


Bacharel em comunicação social com ênfase em jornalismo, com cursos de extensão universitária pela ECA-USP, especializados em cinema. Atua como jornalista, crítica de cinema, curadora, parecerista e júri em festivais. Como jornalista passou pelas revistas Sci-Fi News e Sci- Fi News Cinema, VER VIDEO e Preview. Foi colunista de cinema e de lançamentos de DVD nos sites Digestivo Cultural e DVD Magazine.

Atualmente escreve e faz curadoria de curtas, para o site Vertentes do Cinema. Atuou também como assessora e produtora no Projeto Cinemagia, onde levava cinema para diversos hospitais públicos e privados de São Paulo, além de sessões, na Penitenciária Feminina da Capital. Como assessora de imprensa trabalhou nas distribuidoras: Focus Filmes, Flashstar e na plataforma de vídeos on demand Looke. Fez parte de diversas comissões como parecerista entre Prodecine5/2016 e ProAC.

Como curadora, fez parte da comissão de seleção de curtas-metragens dos festivais: Cine Paraíso 2017 e 2018, Fest Aruanda 2017, 2018 e 2019 e Festival Digital Curtas Campos de Jordão 2021 e de longas do FestCimm- Festival de Cinema no Meio do Mundo, edição 2022. Nesse mesmo ano, também esteve à frente como produtora executiva do curta “A Sombra da Terra”, de Marcelo Domingues.


Mais de 22 anos de experiência no mercado de entretenimento, atuando em produtoras, distribuidoras, agregadoras e plataforma de streaming.

Renata foi responsável pela campanha de grandes franquias como “A Saga Crepúsculo” aumentando em 300% o faturamento do primeiro filme, “Jogos Vorazes” e a maior bilheteria de uma produção local em 2012 – “Até que a Sorte nos Separe” , trabalhou em mais de 150 lançamentos em cinema e home vídeo, e foi head de marketing na Paris Filmes, 20th Century Fox Home Entertaiment, Focus Filmes, Europa Filmes, Looke, Sato Company, entre outras.

Com grande experiência em diversas empresas do segmento, possui conhecimento relevante em todos os processos e vida do conteúdo – desde a produção até a distribuição, como profissional de aquisição, marketing e vendas. Ganhou o prêmio de melhor campanha de marketing por lançamento nos cinemas em 2012 por “A Saga Crepúsculo”.


Junior Baruuch é produtor audiovisual com uma vasta experiência na indústria cinematográfica, com mais de 40 títulos em créditos que variam de assessoria a produção executiva em uma carreira marcada por liderança e expertise tanto em âmbito nacional quanto internacional.

Baaruch é reconhecido por desenvolver estratégias inovadoras de ensino e aprendizado, além dos bastidores do cinema, evidenciada por sua atuação como curador da mostra de cinema da 1a Bienal do Lixo em São Paulo.

Nessa iniciativa pioneira, ele mobilizou mais de 15 grandes empresas em uma campanha de conscientização sobre reciclagem e práticas ESG.


YouTube
Instagram